quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cineclube em Goiana


Foi feita a primeira sessão experimental e inaugural do Iapoi Cineclube na cidade de Goiana - PE, gerida por um grupo que se formou com a iniciativa da FUNDARPE, onde ofereceu um fórum e oficina acerca do cineclubismo, assim orientando e dando oportunidade da cidade ter seu primeiro Cineclube em atividade, nesta primeira sessão tivemos execução de um longa e um curta metragem que por sinal deixou a sala de video cheia deixando assim os pioneiros do cineclubismos mais entusiasmados para prosseguir com seus trabalhos. Segundos os organizados do Iapoi Cineclube eles tem uma proposta de exibir produções nacionais em sua grande parte, documentários e muito mais. O Iapoi cineclube está concorrendo no edital do Governo do Estado de Pernambuco ao kit de equipamentos que irá deixa ainda mais dinâmica as atividades realizadas pelo cineclube, que realiza debates e discurções acerca dos filmes exibidos, dinamizando a arte cinematografica entre os participantes do cineclube e sua platéia.

Esta atividade cineclubista apenas vem firma aquilo que muito se fala sobre a sétima arte, na sua questão estética e social, acreditamos que seja algo valido para a comunidade visto que engloba varias questões que possam ser abordadas seja no âmbito social ou cinematografico. O que exercita muito sobre o questionamento do que se produz para as pessoas como arte, musica e outros segmentos.

Neste sabádo, 25 de Abril, foi feita a exibição oficial do cineclube, realizada uma das iniciativas implantada na cidade pela FUNDARPE, contando também com outras presenças importantes e um bom publico que prestigiou o que pode ser apenas o inicio do mais novo polo cultural da mata norte, com não apenas cineclubismo mais muitas outras iniciativas validas que apenas somam aos valores culturais do nosso estado.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

O dia do trabalhador é uma data universal.

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabaladores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.


Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1925 no governo de Rodrigues Alves. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

domingo, 19 de abril de 2009

Porta Retrato



















Artesanato em Madeira
Foto: Charles Marinho
Local: Goiana - PE




Foto tirada nas proximidades da Praça Duque de Caxias no centro da cidade, onde o artesão expõe suas esculturas em madeira, dentre elas carancas e um pilão, que demonstram o trabalho do artista em executa mais uma obra no seu dia a dia.Mais uma vez estamos mostrando as riquezas de nossa cidade, aos poucos vamos mostrar muito mais fique atento há nossas postagens com mais um porta retrato mostrando e identificando a arte que se encontra em cada esquina pelos artistas da terra. Estaremos abertos para qualquer trabalho fotográfico, para exibição de fotos. Entre em contato no orkut, deixando scrap no blog ou por Email: oagani@walla.com

terça-feira, 14 de abril de 2009

Pernambuco Nação Cultural

Goiana é a primeira parada do Festival Pernambuco Nação Cultural 2009

Entre os dias 30 de março e 5 de abril, município da Mata Norte será centro da cultura no estado, com programação de cultura popular, palestras, oficinas e shows gratuitos

Guilherme Almeida

A partir desta segunda-feira (30), Pernambuco entra em fase de ebulição cultural, e Goiana, na Mata Norte, é o município que dá as boas vindas ao maior festival da diversidade no Estado: o Pernambuco Nação Cultural. É lá que acontece, até o dia 5 de abril, a primeira de 11 etapas desse circuito – que engloba também São José do Belmonte, Triunfo, Garanhuns, Pesqueira, Taquaritinga do Norte, Gravatá, Floresta, Petrolina, Palmares e Exu.

Confira entrevista de Luciana Azevedo sobre o Festival Pernambuco Nação Cultural da Mata Norte.

A programação da primeira parada do Festival, organizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), conta com encontros de caboclinhos e de Bandas Musicais da Mata Norte; show com forrozeiros; além de oficinas gratuitas, palestras e a participação do Instituto Espaço Cubo, da cidade de Cuiabá, que traz ao Estado a experiência de utilização de métodos de gestão no campo da produção cultural pautados em tecnologias e em conceitos como economia solidária, redes de reciprocidade e cooperativismo.

CABOCLINHOS – A abertura oficial acontece às 17h desta segunda-feira (30), quando 19 caboclinhos, juntamente com representantes da etnia Fulni-ô, vão desfilar pelo centro da cidade num espetáculo de cores e tradição. No dia seguinte, outras 19 agremiações participam do cortejo. A concentração será na Praça da Bíblia, na Rua Alvorada, e os grupos seguem em direção à Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, onde está montado um palco. Após os desfiles, serão feitas homenagens ao Mestre Salu, falecido no ano passado, e ao Clube Indígena Canindé do Recife, o mais antigo do Estado, com 112 anos.

AULA ESPETÁCULO – No segundo dia de festa, o público que comparecer à festividade será brindado com aula-espetáculo do mestre Ariano Suassuna. A apresentação, que acontece às 19h, na Escola Manuel Borba, mescla erudito com o popular, ritmos e movimentos, num passeio pela história da cultura pernambucana. O espetáculo conta com apoio do Grupo Arraial, formado por músicos, cantores e bailarinos.

[Fonte:Portal Pernambuco Nação Cultural]

sexta-feira, 3 de abril de 2009

SOUNDS OF PIPA

VAMO QUE VAMOS GALERA , FESTINHA DE MENOR PORTE MAIS COM A QUALIDADE DA PRODUÇÃO SOUNDS OF PIPA

SOUNDS OF PIPA PRIVATE - JAMPA

LINE UP:

22:00 - 23:00 - Cronic - JP
23:00 - 24:00 -Speak and Spell-LIVE- JP
24:00 - 01:00 - Çarunga - Recife - PE
01:00 - 02:30 - Striker - JP
02:30 - 04:00 - Eco - CG
04:00 - 05:00 - Efex - JP
05:00 - 06:00 - Black Mamba / LIVE - JP
06:00 - 07:30 - Madjey - CG
07:30 - 09:00 - Claudinho - Natal - RN

04/04/2009
Local : Papagaio Pirata , João Pessoa - PB
Horário - 22:00 as 09:00 da manhã

R$ 10,00 até 0:00 após R$ 15,00
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...