terça-feira, 20 de abril de 2010

Release Cineclube




As atividades do IAPÔI Cineclube tiveram início em abril de 2009 em Goiana, após a passagem do festival Pernambuco Nação Cultural pela cidade, em que foi ministrada uma oficina de cineclubismo. Ainda na oficina pensamos na estrutura mínima para criar o IAPÔI Cineclube e abrir a única tela de exibição cinematográfica da cidade, uma vez que nossa cidade não tem sala de cinema em funcionamento.
Desde abril de 2009 o IAPÔI Cineclube vem realizando exibições quinzenais no salão de uma escola no centro da cidade de Goiana, sempre aos domingos. O público que freqüenta as exibições tem faixa etária bem varia, de crianças a idosos e grande parte dos artistas da cidade são freqüentadores assíduos das exibições. Após a exibição dos vídeos ocorre o debate, que é uma das características marcantes das exibições cineclubistas.
O debate aborda temas cinematográficos como estética, fotografia, roteiro entre outros aspectos da linguagem cinematográfica, mas naturalmente, dependendo do tema do filme, o debate aborda temas sociais de nossa cidade como economia, educação e incentivo a cultura, entre outros temas. Dessa forma a exibição do IAPÔI Cineclube além de garantir o acesso gratuito a obras audiovisuais abre um espaço para debates importantes para sociedade de Goiana.
Ainda é uma proposta central do IAPÔI Cineclube fomentar o consumo de arte entre os cidadões de Goiana, pois encontramos na arte e em todas suas linguagens uma nova foram de fazer leitura das realidades sociais e de crescer enquanto individuo e sociedade.
A curadoria do IAPÔI Cineclube tem dois pilares, o primeiro é priorizar obras audiovisuais nacionais, que normalmente não chegaria ao publico de Goiana, desta forma garantimos o acesso deste público a estas obras. O segundo pilar que norteia nossa curadoria é receber indicações de filmes dos freqüentadores das exibições, desta forma contribuímos para uma gestão democrática do IAPÔI Cineclube.
Além das exibições com horário e local fixo, o IAPÔI Cineclube também realiza, em parceria com o coletivo poético Silêncio Interrompido, exibições em recitais de poesia e eventos musicais nas ruas e praças da cidade.
Essas são as principais características das atividades do IAPÔI Cineclube, o projeto de sustentabilidade cineclubista propõe fortalecer estas atividades, possibilitando aperfeiçoar a comunicação e a estrutura técnica para melhor atender nosso público.
Você ficou interessado em participar ou colaborar com o cineclubismo em Goiana entre em contato pelo orkut e saiba mais. Link: IAPOI CINECLUBE

Fonte: IAPOI CINECLUBE

2 comentários:

Pedro HFPI disse...

Muito massa!

JB disse...

marcando presença

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...