quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dicas para a compra do material escolar

Uma das primeiras despesas do ano que se inicia é com o material escolar. Para ajustar os gastos ao orçamento, é importante pesquisar. As recomendações são do Procon, que salienta que o material da moda ou o mais sofisticado nem sempre é o de melhor qualidade ou de melhor preço. Na impossibilidade de comprar cada item em estabelecimentos diferentes a sugestão é que a lista seja pesquisada como um todo.

O Procon orienta que, primeiro, é preciso verificar quais os produtos em bom estado que os pais ou responsáveis já possuem. Algumas escolas guardam o material de alunos da pré-escola e primeiras séries. Nesses casos, tudo o que não for utilizado deve ser devolvido pela instituição de ensino ao término do primeiro ano, podendo ser reutilizado. Considerando essas duas possibilidades, a recomendação é para que a lista seja refeita em função do que deve ser adquirido.

Na hora da compra cabe ao consumidor avaliar a qualidade e o preço de produtos similares que também podem atender as necessidades, com economia. Produtos sofisticados ou com características de brinquedos podem distrair a atenção da crianças, prejudicando o seu desempenho. O material escolar, lembra o Procon, constitui instrumento de trabalho para o aprendizado e, portanto, deve ser adequado à sua finalidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...