terça-feira, 14 de abril de 2009

Pernambuco Nação Cultural

Goiana é a primeira parada do Festival Pernambuco Nação Cultural 2009

Entre os dias 30 de março e 5 de abril, município da Mata Norte será centro da cultura no estado, com programação de cultura popular, palestras, oficinas e shows gratuitos

Guilherme Almeida

A partir desta segunda-feira (30), Pernambuco entra em fase de ebulição cultural, e Goiana, na Mata Norte, é o município que dá as boas vindas ao maior festival da diversidade no Estado: o Pernambuco Nação Cultural. É lá que acontece, até o dia 5 de abril, a primeira de 11 etapas desse circuito – que engloba também São José do Belmonte, Triunfo, Garanhuns, Pesqueira, Taquaritinga do Norte, Gravatá, Floresta, Petrolina, Palmares e Exu.

Confira entrevista de Luciana Azevedo sobre o Festival Pernambuco Nação Cultural da Mata Norte.

A programação da primeira parada do Festival, organizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), conta com encontros de caboclinhos e de Bandas Musicais da Mata Norte; show com forrozeiros; além de oficinas gratuitas, palestras e a participação do Instituto Espaço Cubo, da cidade de Cuiabá, que traz ao Estado a experiência de utilização de métodos de gestão no campo da produção cultural pautados em tecnologias e em conceitos como economia solidária, redes de reciprocidade e cooperativismo.

CABOCLINHOS – A abertura oficial acontece às 17h desta segunda-feira (30), quando 19 caboclinhos, juntamente com representantes da etnia Fulni-ô, vão desfilar pelo centro da cidade num espetáculo de cores e tradição. No dia seguinte, outras 19 agremiações participam do cortejo. A concentração será na Praça da Bíblia, na Rua Alvorada, e os grupos seguem em direção à Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, onde está montado um palco. Após os desfiles, serão feitas homenagens ao Mestre Salu, falecido no ano passado, e ao Clube Indígena Canindé do Recife, o mais antigo do Estado, com 112 anos.

AULA ESPETÁCULO – No segundo dia de festa, o público que comparecer à festividade será brindado com aula-espetáculo do mestre Ariano Suassuna. A apresentação, que acontece às 19h, na Escola Manuel Borba, mescla erudito com o popular, ritmos e movimentos, num passeio pela história da cultura pernambucana. O espetáculo conta com apoio do Grupo Arraial, formado por músicos, cantores e bailarinos.

[Fonte:Portal Pernambuco Nação Cultural]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...